quarta-feira, 1 de novembro de 2017

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR GONÇALVES DIAS: ESCOLA DE COMANDANTES, CELEIRO DE LÍDERES


Fundada em 26 de abril de 1993, atualmente a Academia de Polícia Militar do Maranhão Gonçalves Dias é comandada pelo Coronel Raimundo Sá, e localizada no Complexo Policial Militar do Calhau, e visa transformar seus alunos em verdadeiros líderes.
A Academia de Polícia Militar do Estado do Maranhão busca desenvolver nos seus cadetes os atributos profissionais indispensáveis ao desempenho da função do Policial Militar, visando o aprimoramento da educação moral, profissional, intelectual e física do futuro oficial, voltado para bem servir à sociedade maranhense.
Nesse ano a Academia Gonçalves Dias foi destaque durante a 33ª edição dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, na Academia de Guatupé, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde ficou em 1º Colocado na classificação geral com 85 pontos.
CURSO
Atualmente, a APMGD possui o efetivo de 123 (cento e vinte e três) cadetes, sendo 28 (vinte e oito) do CFO IV, 43 (quarenta e três) do CFO III, 32 (trinta e dois) do CFO II e 45 (quarenta e cinco) do CFO I.
Na Academia Militar, os cadetes estudam de segunda a sexta-feira, e aos sábados vão às ruas dando apoio ao CPAM-I, CPAM-II, CPAM-III ao CPE e em operações designadas pelos seus comandantes.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO), está estruturado pedagogicamente em 08 (oito) períodos, onde no 1º e 2º períodos os Cadetes PM cumprem regime de internato e a partir do 3º período cumprem o regime de externato. Além das disciplinas dos núcleos comum, específico e livre, destinadas aos quatro anos do curso, existe ainda o Estágio Prático Supervisionado para os Cadetes que são realizados nas Unidades da Região Metropolitana de São Luís e no interior do Estado, para os Cadetes nos 2º, 4º, 6º e 8º períodos do CFO.
Os futuros oficiais através do curso são preparados para agir com ética, profissionalismo e espírito crítico, contribuindo para a promoção da cidadania, e para alcançar todas as camadas sociais.
CADETES E COMUNIDADE
A Academia Gonçalves Dias realiza juntamente com seus comandantes e cadetes ações solidarias em comunidades carentes em São Luís, uma dessas comunidade apadrinhada é a comunidade do Bonfim. Durante essas ações de solidariedade são distribuídas cestas básicas, brinquedos e realizadas palestras, que visa melhorar o relacionamento da comunidade com o policial.




Segundo o Comandante da Academia de Polícia Militar do Maranhão Coronel Raimundo Nonato Santos Sá: “ Quem tem a comunidade próximo só tem a ganhar. Nós policiais devemos buscar sempre dar o nosso melhor a sociedade, de forma ética, respeitosa sem deixar de ser rigorosos e críticos segundo a lei como se é necessário na nossa profissão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.