quarta-feira, 1 de novembro de 2017

JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DO 1ºWORKSHOP DO INSTITUTO DE GENÉTICA FORENSE-IGF/MA, PROMOVIDO PELA SPCC E SPTC

Foto: Nilson Figueiredo

A Secretaria de Segurança Pública-MA em nome de Jefferson Portela por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) no último dia 31, realizou o 1º workshop do Instituto de Genética Forense-IGF/MA, o evento foi realizado no Palácio Henrique De La Roque onde foram apresentados aos presentes como são feitos os exames de genética forense, a coleta do material biológico para exames de DNA, além de falar sobre o banco de DNA criminal, esclarecendo que além de amostras de DNA de condenados o banco guarda dados genéticos de vestígios encontrados em locais de crimes ou em corpos de vítimas, como manchas de sangue, traços de sêmen e fios de cabelo; dando continuidade falando sobre a Lei de Identificação Criminal 12.037/09 e Lei de coletas dos condenados 12.654/12.
Foto: Nilson Figueiredo

O IGF, tem a atribuição colaborar com a atividade de Polícia Judiciária, além de dar suporte ao Ministério Público e ao Judiciário na investigação de delitos buscando a comprovação da materialidade das infrações penais e de sua autoria, por meio de seus institutos, através de levantamentos e análises científica de vestígios relacionados a um delito com fins probatórios para a investigação criminal.

O instituto é composto por cinco (5) peritos criminais, que atuam tanto na gestão como na elaboração de exames; nos serviços de banco de perfil genético; análise de perfil genético; gestão da qualidade e gestão administrativa. O banco também atua na identificação de pessoas desaparecidas, por meio da comparação com ao perfil genético de familiares de pessoas desaparecidas. O Instituto tem como principais tipos de exames: identificação criminal; confronto de vestígios; violência sexual; paternidade criminal.

Estiveram presentes na ocasião o Sr. Secretário de Segurança Jefferson Portela; Delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz; Armando Pacheco, Superintendente da SPCC; Dr. Miguel Alves, Superintendente de Polícia Técnico-Cientifica; Dra. Christhiane Pinto Cutrim, Diretora do Instituto de Genética Forense; Fernando Moura, Corregedor Geral do Sistema Estadual de Segurança; Dr. Américo, Dr. Geyson Souza além de outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.