quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

CSC inicia curso de capacitação em policiamento comunitário escolar para policiais militares


Trinta e cinco policiais militares da capital e interior do Estado iniciaram nesta segunda-feira (19) o I Curso de Capacitação em Policiamento Comunitário Escolar promovido pelo Comando de Segurança Comunitária (CSC) por meio da Ronda Escolar. O objetivo do curso é promover a capacitação e aprimoramento técnico dos policiais militares para o desempenho das atividades referentes ao policiamento comunitário escolar.  

Estiveram presentes o comandante geral da PMMA, coronel Frederico Pereira, o diretor de Ensino da corporação, coronel PM Laércio Ozório Bueno, a comandante do CSC, coronel Maria Augusta, o diretor de ensino do Corpo de Bombeiros, coronel BM Carramilo e oficiais do alto comando da PM, além de oficiais e praças da instituição.  

A palestra de abertura foi ministrada pelo promotor de justiça Paulo Avelar, da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luis. No primeiro momento da palestra, o promotor falou dos conceitos da cidadania, cidadania no espaço escolar e direitos humanos. O promotor discorreu sobre o crescimento da violência e a incidência no âmbito escolar, destacando o trabalho preventivo da PM no combate e prevenção de crimes. “A PM tem desenvolvido importantes atividades de natureza social preventiva e educativa por meio da Ronda Escolar, Proerd e outros projetos sociais. Esse trabalho é uma grande ferramenta que além de utilizar metodologias que buscam alertar e afastar jovens das drogas e violência, fomentam a construção de valores embasados na disciplina e respeito às autoridades”, ressaltou Paulo Avelar.

No segundo momento da palestra foram abordados conteúdos sobre ilícitos mais comuns, como os danos e deterioração ao patrimônio, pichação, ameaças e lesão corporal.

“Reconhecemos que a Ronda Escolar tem desempenhado um papel importante quanto a orientação e prevenção desses crimes, além disso tem mantido uma aproximação cada vez mais estreita com a família dos alunos, orientando-os a respeito da prática dos ilícitos e suas consequências”, pontuou o promotor. 

Na sua fala a coronel Augusta destacou a importância do curso para a Corporação e ressaltou o trabalho da Ronda Escolar que a cada dia vem diminuindo as ocorrências no âmbito escolar. “Com este curso os senhores (os militares) serão referência nas suas unidades, serão também  multiplicadores destes ensinamentos. Estudos apontam que com a presença dos militares da Ronda nas escolas houve um decréscimo de 87% de crimes em ambientes escolares ”, disse a comandante do CSC. 

Para o coronel Pereira, comandante geral da PM, o policiamento de proximidade é um modelo altamente eficaz no combate ao crime.  “O policiamento de proximidade cria um relevante vínculo do cidadão com a PM. O policiamento a pé, por exemplo, é um elo importante com a sociedade, no que concerne a melhorias na segurança e bem está de todos. A ronda escolar é um braço da instituição que previne que jovens ingressem no mundo do crime”, ressaltou o oficial. 


O Curso de Capacitação em Policiamento Comunitário Escolar terá a duração de 25 dias, no período da manhã e tarde, os alunos receberão conhecimentos por meio de disciplinas como Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Legislação de Trânsito com ênfase no transporte escolar, Psicologia Aplicada ao Público Infanto-Juvenil, Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas, Armamento, Munição e Tiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.