sábado, 17 de março de 2018

UFMA inaugura casarão histórico da Pós-Graduação em Direito

No dia 15 de março, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reinauguraram o antigo Fórum Universitário Fernando Perdigão, que agora abriga o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR). Criado na segunda metade do século XVIII, o prédio é parte importante da história da Universidade e integra o conjunto arquitetônico do estado.

A Reitora Nair Portela lembrou que a inauguração ocorre em um momento especial de festividades pelo centenário do Curso de Direito. “Este ano, o curso de Direito da UFMA completa 100 anos. Essa é uma atividade que faz parte da programação comemorativa do centenário do curso, por isso é com muita alegria que entregamos um prédio histórico, que faz parte do acervo arquitetônico de São Luís. O imóvel foi recuperado para atender às demandas do mestrado em Direito”.

Com a reforma, o casarão, que tem uma área total de 1.133 m², ganhou um sistema de climatização inteligente, subcobertura que garante maior segurança no período de chuvas, salas de convenções e auditório com capacidade para noventa lugares e ainda uma biblioteca com aproximadamente dez mil títulos.

Paulo Roberto Barbosa Ramos, coordenador do PPGDIR, explicou como será feita a utilização do prédio. “Atualmente o PPGDIR oferece o mestrado, mas, com a nova estrutura, poderemos oferecer tranquilamente especializações e, com o avanço do programa, o doutorado. Nossos alunos darão continuidade às produções científicas, junto com os professores, avançando nas pesquisas em Direito no Maranhão e no Brasil e trazendo estratégias para solucionar os problemas das desigualdades sociais que, de certa forma, tenham alguma relação com o Direito”, explicou.

Até o ano de 1924, o imóvel pertenceu ao professor e poeta Inácio Xavier de Carvalho. Nesse mesmo ano, o Governo do Maranhão adquiriu o prédio, que foi ampliado e passou a ser sede da Faculdade de Direito do Maranhão, até 1976. Na segunda metade da década de 1970, foi acrescido um novo pavimento ao sobrado, e, de 1977 a 1995, funcionou como Sede Administrativa da UFMA. Desde 1996, o espaço abrigava o Fórum Universitário e agora sedia o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, contou que essa é uma das várias obras que já foram ou serão entregues em parceria com a UFMA. A restauração e requalificação do antigo Fórum Universitário foram financiadas com recursos do Governo Federal para revitalizar o Centro Histórico de São Luís, Patrimônio da Humanidade. “A ideia da reforma é trazer a Universidade para o Centro Histórico, com a finalidade de preservar esse patrimônio, que é mundial”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.