quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Secretário Jefferson Portela participa do II Seminário da Perícia Oficial e VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses


Na noite desta quarta-feira (15), o Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, recebeu o II Seminário da Perícia Oficial do Maranhão e o VI Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses. O evento iniciou a programação  às 19h. O evento tem na sua importância, incentivos ao desenvolvimento da pesquisa forense, mediante a contribuição para o progresso da perícia oficial de natureza criminal e da aplicação da Justiça. O evento de importância impar para a perícia Criminal do Maranhão dará continuidade das atividades, nos dias seqüenciais, 16 e 17.


Na ênfase, os dois seminários objetivam em promover a capacitação, aprimoramento e promoção do debate e o diálogo entre os profissionais da área da Perícia Criminal, com outros profissionais da área criminalística, assim para com a sociedade. Almejando ainda em difundir o conhecimento e a informação e trocando experiência, para discutir ciência e construir a história da Perícia oficial do Maranhão.


As participações nos dois seminários contam com peritos oficiais, pesquisadores, acadêmicos e gestores do meio forense. Notadamente o Maranhão vem ocupando destaque em nível nacional e internacional, por estar equipado com dois laboratórios de reconhecimento nacional e internacional, o Instituto Laboratorial de Análise Forense (ILAF) e o Instituto de Genética Forense (IGF), ambos recentemente criados.


Além da participação do Secretário de Segurança Jefferson Portela na abertura dos dois seminários participaram ainda, o Diretor de Políticas de Segurança Pública da SENASP; Diretor do Instituto de Genética de Brasília e Médico Legista, Samuel Ferreira; Perita Criminal e Dirigente de Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Maria dos Santos.


Demais objetivos do II Seminário da Perícia Oficial do Maranhão é expor pesquisas na área forense, sendo desenvolvidas por peritos oficiais de natureza criminal. Além do mais, apresentará estudos de casos ocorridos no estado do Maranhão. Quem atua na área bem como quem desenvolve pesquisas na ciência forense, poderão ainda expandir conhecimentos de convivência nesse campo de atuação. 

Já o VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses, objetiva levar para avaliação e informação novos equipamentos e metodologias, que são de suma importância para a atualização das referidas questões periciais. Os mais renomados palestrantes, juristas e pesquisadores conhecidos nacionalmente e internacionalmente estarão à frente de debates de termas específicos de conteúdos dotados por cada um.


Durante a solenidade, o Secretário de Segurança Pública elencou, na importância deste seminário em nível do maranhão e Nacional. Ponderou também, na importância para a área criminal no quesito elucidação de crimes. “Trabalhamos de forma unificada, quer seja a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, pois realizamos essa máxima em integração, para coexistir o sistema de segurança. Deste trabalho, agora alongamos para as instituições na área da perícia, por meio destes seminários. Precisamos da técnica e da ciência, movimentada pela perícia, para atribuir responsabilidade criminal aos autores de crimes. Contamos com dois laboratórios de reconhecimento nacionais e internacional, aqui no Maranhão, o Instituto Laboratorial de Análise Forense (ILAF) e o Instituto de Genética Forense (IGF), ambos recentemente criados. Agora somando contra as forças de segurança, de forma integrada”, destacou o secretário de Segurança Pública.


Seguimento dos Seminários da Perícia Oficial e Seminário de DNA e Laboratórios Forenses


Dando seqüência às atividades nos dias 16 e 17, próxima quinta e sexta-feira, haverá uma extensa prática de ofertas de minicursos e a exposição de livros de atuação da área ou vinculados ao ramo pericial. 

Os seminários estão sendo realizados pela Associação da Polícia Técnico - Cientifica do Maranhão – APOTEC e a Associação Brasileira de Criminalística, com apoio do Instituto Nacional de Periciais e Ciências Forenses  (INFOR).


Presentes ainda na solenidade, Procurador da Justiça no Maranhão, Luís Gonzaga Martins Coelho; Desembargador João Santana de Sousa; Comandante da Polícia Militar do Maranhão, Jorge Allen Luongo; Sr. Walney Almeida, vice Presidente da Associação Brasileira de Criminalística; Superintendente de Polícia Técnico Científica, Miguel Alves da Silva Neto; Presidente da Associação de Polícia Técnico Científica do Maranhão, Erica Brito Oliveira, Perita Criminal e Diretora do IGF-MA, Christiane Cutrim; Instituto de Identificação (Ident), Lúcio Cavalcante; e demais autoridades e representantes da área de Perícia Criminal e Oficial do Maranhão.

Fonte: Ascom - SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado e liberado posteriormente.

Obrigado pela sua participação.