Pacto pela Paz forma Conselho Comunitário na cidade de Caxias

fevereiro 15, 2019

A população da cidade de Caxias, recebeu nesta manhã de sexta-feira (15/02), uma equipe do Pacto pela Paz, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão, para acompanhar palestra proferida pelo Ten Cel PM Ivan Gois, no que conserne a Lei n° 10387, que criou o programa Pacto pela Paz e instituiu os Conselhos Comunitários pela Paz no Maranhão, sancionada pelo Excelentíssimo Governador do Estado- Dr. Flávio Dino.

A referida lei, incentiva a participação popular, em reuniões mensais, para busca dos problemas relacionados a área de circunscrição,  sempre de forma pacífica, porém conjunta com o incremento dos Conselhos Comunitários pela Paz.

Encerrada a primeira parte, fora continuado os trabalhos como Investigador de Polícia Civil- Klinger Moura, que coordenou a escolha e eleição, por aclamação popular, e obtendo, ao fim das discussões, 20 (vinte) Conselheiros da comunidade caxiense.

A terceira parte do processo, consistiu na capacitação dos conselheiros, realizada pelo Ten PM Jorge Ferreira.

 Ao concretizar todas as etapas,  ficou assim a composição da diretoria do Conselheiro Comunitário de Caxias: 

Presidente: Reginaldo Pinho;

Vice-presidente: Maria de Jesus Martins;
1a Secretária: Marta Surama;

2° Secretário: Wagner José; 
Secretário de Assuntos Sociais: Carlos Henrique Souza.
Com essa derradeira formação e capacitação na região dos cocais, mais especificamente, na cidade de Caxias, já estão reunidos, sob a Coordenação Executiva, 92 (noventa e dois) CCPs no Estado do Maranhão.

O Coordenador Executivo do Pacto pela Paz é Delegado de Polícia Civil Dr. Dicival Gonçalves da Silva, a quem coube a responsabilidade  profissional de encaminhar seu Staff, para este emocionante momento.

O Dr. Jeferson Portela- Secretário de Segurança Pública do Maranhão, tem sempre registrado a importância dos Conselhos Comunitários pela Paz no Maranhão, seus esforcos e suas conquistas ao longo destes três anos de criação.

O TC PM Maurício Robson- Coordenador Regional da região dos Cocais e o TC PM Márcio Rogério,- Cmt do 2° BPM de Caxias, entusiasticamente,  incentivaram e mobilizaram as comunidades, trouxeram além dos representantes da sociedade civil organizada, diversas autoridades locais, entre as quais vale citar, o Prefeito da Caxias- Fábio Gentil, o Delegado Jair Paiva- Regional de Caxias, a representante do Fórum- Dra Roseane Sousa, a Sra Auramélia Soares- Secretária Municipal da Mulher, Sgt PM Mesquita- Secretário de Segurança Pública Municipal, Sgt Moisés- Vereador de Caxias, Sr Carlão Soares- Vereador de São João do Sóter, além do Sr Júnior Martins- Diretor da AGEP.