Ultimas

domingo, 24 de março de 2019

BOMBEIROS PROMOVEM CAPACITAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES NO MUNICÍPIO DE LAGO AÇU

Além de bem servido pela rede fluvial, o território maranhense é marcado por um grande índice pluviométrico, especialmente no primeiro semestre do ano, que historicamente, possui registros de precipitações entre 150 a 400mm por mês. 
Tanta riqueza hídrica credencia o Maranhão para uma grande potencialidade agrícola, porém, em algumas cidades, a captação das águas das chuvas faz aumentar bastante o nível dos rios, afetando o dia a dia de populações ribeirinhas.

Aplicando a programação estratégica de combate a esse problema, é que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), intensifica as atividades de intervenção e prevenção como as Capacitações de Agentes em Defesa Civil e o monitoramento hidroclimático dos municípios, principalmente os que possuem histórico de desastres.

Municípios que são cortados por rios já apresentam alertas com iminência de transbordamentos que podem levar ao desastre de inundação, como é o caso de Pedreiras e Trizidela do Vale, onde o rio Mearim chegou a atingir a marca de 584 cm, nesta sexta-feira (22), bem próximo da cota de alerta para os trizidelenses. 
Militares da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (13ª CIBM) em conjunto com agentes da Defesa Civil Municipal, Homens do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, além de uma equipe de bombeiros de pronta intervenção vinda de São Luís, já executam mobilização preventiva na preparação dos abrigos para acolher famílias em caso de necessidade. Os abrigos estão sendo preparados, imunizados e higienizados para garantir a segurança de todos os usuários.
 
Copyright © 2019 Nilson Figueiredo
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues