Ultimas

quinta-feira, 28 de março de 2019

ILAF-MA REALIZA CAPACITAÇÃO DE PERITOS CRIMINAIS DE LABORATÓRIOS FORENSE DE IMPERATRIZ E TIMON


O Instituto Laboratorial de Análise Forense (ILAF-MA), sob orientação da Superintendência de Polícia Técnico Cientifica (SPTC) ao longo dessa semana (25 a 29 de março) está realizando o primeiro curso direcionado aos Peritos Criminais lotados nos laboratórios forenses dos Institutos Criminalistas dos municípios de Imperatriz e Timon, além de São Luís, objetivando a capacitação profissional com o repasse de técnicas já executas na rotina do ILAF de São Luís e no âmbito nacional.

Na grade curricular da capacitação, serão aplicados novos exames, técnicas e conhecimentos nas áreas de Análise Instrumental (Princípios e Aplicações da Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrometria de Massas; Determinação quantitativa de álcool etílico em amostras de sangue por Cromatografia Gasosa e detector FID (ionização em chama) e Determinação qualitativa de compostos voláteis em amostras brutas e amostras biológicas (sangue e urina) por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas.

Além disso o curso oferecerá mais aprofundamento em Biologia Forense Detecção de beta-HCG em amostras biológicas (sangue e urina) e Técnicas de coloração para identificação de espermatozoides em amostras biológicas. A capacitação deve aprofundar em Toxicologia Forense que aborda as técnicas de extração e determinação qualitativa por CCD de substâncias de interesse forense em material biológico (urina e vísceras).

A capacitação está sendo ministrada por peritos oficiais lotados no ILAF da capital com especialização nas áreas especificas, com duração de 40 horas aula com certificação feita pela Academia de Policia Civil do Maranhão (ACADEPOL-MA). Ao total, sete peritos criminais estão participando da capacitação, sendo três de Imperatriz, 1(um) Timon e três do ILAF de São Luís.

“ Temos a visão de trazer com essa capacitação, uma qualidade maior para o trabalho, uma velocidade nas respostas as requisições de exames periciais e uma abrangência maior nesse leque de solicitações que vem das autoridades competentes”, destacou Gislen Pinheiro, Perita Criminal e Assessora da SPTC.

Assista a entrevista com a Perita Criminal  e Assessora da SPTC Gislen Pinheiro.

   


 
Copyright © 2019 Nilson Figueiredo
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues