Ultimas

terça-feira, 16 de abril de 2019

Ouvidoria da SSP participa de roda de conversa com alunos de escola pública em São José de Ribamar (SSP)


Incidindo em ações voltadas para o tema Segurança Pública, a Ouvidoria da SSP participou nesta terça-feira (16), de uma roda de conversa no Centro de Ensino de Tempo Integral Cidade de São José de Ribamar (antigo CAIC). Nessa semana, a referida escola celebra a Semana Nacional dos Povos Indígenas, razão porque a Ouvidoria foi convidada pelo diretor administrativo, o Professor Marcos Ferreira.

Fora realizado uma palestra com o tema “Povos indígenas, como vivem e quais as dificuldades no Brasil e no Maranhão e os fatores históricos dos índios gamelas na historiografia de são José de Ribamar”. O município de São José de Ribamar é uma das maiores cidades turísticas do estado, e é reconhecida também por ter o santuário do Padroeiro do Maranhão, tendo ainda, o maior evento religioso do Estado. 

A Ouvidoria da SSP-MA vem fazendo um trabalho significativo na busca de Políticas Públicas de Segurança, juntos às comunidades, principalmente juntos aos grupos vulneráveis como: Quilombolas, Indígenas, população LGBTQ, PCD´S e outros. O objetivo da Ouvidoria é interagir com as comunidades, onde existem ausência de Políticas Públicas de Segurança, realizar o acompanhamento e providenciar a inclusão dos mesmos, junto aos órgãos públicos.

Para o Ouvidor de Segurança da SSP, Marcio Rabelo, “É uma honra esta interação da Ouvidoria de Segurança com as escolas em Ribamar, pois esta é minha terra natal, que tenho amor e consideração por este povo, do qual eu pertenço”.  Dr. Marcio ressalta ainda: “Uma das coisas que me motivou ser ouvidor foi lutar pela comunidade, na redução dos indícios de violência, onde em 2015, São José de Ribamar foi considerada a cidade mais violenta do Maranhão, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Devido ao forte trabalho das forças de segurança e do secretário de Segurança, o Dr. Jefferson Portela, a cidade balneária saiu desse rol”, ponderou o ouvidor. A palestra contou com a participação ativa dos professores e alunos, os quais realizaram questionamentos, contribuindo com a temática abordada.

Fonte Ascom -SSP
 
Copyright © 2019 Nilson Figueiredo
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues