Ultimas

segunda-feira, 8 de abril de 2019

SECRETARIA DE SEGURANÇA RECEBE PREFEITO E VEREADORES DE ALCÂNTARA-MA.

Incidindo em ações integradas com os municípios, voltadas para a segurança pública, o subsecretário da SSP, Saulo de Tarso, recebeu, nesta sexta-feira (05), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado dos vereadores Ivan Ferreira, Nilson Pereira, Guterres Filho e José Ribamar (Ribinha), onde foram abordados temas pertinentes às ações das forças de segurança naquele município. Na oportunidade foi destacada a participação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito para uma recapacitação a cargo da SSP.

Foi colocado ainda pelo Subsecretário a inclusão do município no Programa Pacto pela Paz, com a implantação dos Conselheiros Comunitários pela Paz naquela cidade, que terá a incumbência de aproximar as comunidades às demandas que envolvem segurança pública com diálogo direto com Órgãos Públicos convergentes ao tema. Os Conselhos Comunitários do Programa Pacto Pela Paz exercem um papel fundamental de fortalecimento do elo entre o poder público e a comunidade.

Durante o encontro o Subsecretário Saulo de Tarso salientou a importância em receber os gestores municipais e representantes do povo, tendo a oportunidade de dialogar sobre a política de segurança pública desenvolvida nos municípios. “Estamos ajustando o contato com o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, para fortalecer essa parceria, que visa incrementar ações voltadas para a segurança pública, com a participação efetiva do Município. 

Iremos inclusive formalizar essa parceria através de um Termo de Cooperação, quando iremos trazer a Guarda Municipal de Alcântara para uma recapacitação na Academia de Polícia em São Luís (Acadepol). Iremos ainda projetar a criação da unidade de Policiamento de Turismo em Alcântara, vinculado ao BPTUR, haja vista o aumento no fluxo de turistas. Iremos também ao município conversar com a comunidade para a implantação do Conselho de Moradores do Programa Pacto pela Paz, sobretudo para fortalecer a aproximação do público com o Sistema de Segurança. Estaremos a partir de junho com esse Conselho formado, no sentido de melhor desenvolver as políticas de segurança, com destaque à infraestrutura, saneamento básico, municipalização do trânsito, ordenamento urbano, educação, esporte, cultura, dentre outras, objetivando a prevenção primária e a redução da violência”, concluiu o Subsecretário Saulo de Tarso.

Termo de Cooperação Técnica com a SSP

O Prefeito de Alcântara Anderson Wilker relatou dentre outros assuntos tratados com o Subsecretário Saulo de Tarso, que fora uma visita de muita importância, onde foi solicitado o apoio da SSP, visando poder receber uma capacitação para os Guardas Municipais de Alcântara e também a criação de uma Unidade de Polícia destinada aos turistas no município.


“A nossa cidade tem um polo turístico de enorme frequência. A cidade tem avançado muito por conta de sua história para com o turismo. Recebemos uma notícia muito importante que será o esforço para a criação dessa unidade. Estaremos assinando um Termo de Cooperação com a SSP, para ajudar na capacitação dos Guardas Municipais. 


Contaremos também com uma visita a curto prazo da SSP no município num diálogo com a comunidade para conhecer o Programa Pacto pela Paz, onde estaremos recebendo, por meio de técnicos da SSP, a Formação dos Conselheiros Comunitários pela Paz no município. A prefeitura de Alcântara se coloca à disposição da Secretaria de Segurança no que for melhor em termos de segurança para a nossa comunidade” , considerou o prefeito Anderson Wilker.
 
Copyright © 2019 Nilson Figueiredo
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues