Ultimas

domingo, 7 de julho de 2019

Ação integrada para proteção aos turistas e moradores da região de Barreirinhas e proximidades (Rota das Emoções)

Foto: Nilson Figuieredo
Objetivando pela segurança na região da Rota das Emoções, na região de Barreirinhas, principalmente entre os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e proximidades, o comandante do BPtur, Comandante Cel. Honório e o Comandante do Cta, Tenente coronel Magno, reuniram-se nesta sexta-feira (07), com o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, iniciando a Operação Férias, onde uma força tarefa foi montada para garantir a segurança de turistas e transeuntes na região. A força tarefa da polícia estará realizando um policiamento preventivo para que os frequentadores que gozarem de férias nos municípios que integram a rota das emoções, possam ter garantido o seu direito de ir e vir.

A Operação Férias por meio do empenho da Polícia Militar, com ações do Bptur e o Cta garantirão operações visando no policiamento preventivo na região, onde os militares além das ações contra a criminalidade, estarão aptos para orientar os turistas e a comunidade em geral. Nesse interim, o Governo do Estado através da Secretaria de Segurança irá realizar a Operação Férias, com o BPTUR e o CTA, que garantirá maior segurança aos moradores locais e turistas, com o aumento do número de policiais e reforço aéreo com o uso do helicóptero do CTA, na região.


O Comandante do BPtur, Cel. Honório e o Comandante do Cta, Tenente coronel Magno, com uma comitiva do Cta formados pelo Delegado Mayron, diretor adjunto; Major Onildo, piloto da aeronave; Delegado Rafael, piloto da aeronave, estiveram presentes no Gabinete do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, onde apresentaram ações preventivas e operacionais, em apoio para com o BPtur, visando um apoio pela segurança dos frequentadores da região da Rota das Emoções. O Comandante do BPtur, Cel. Honório, destacou, que a Operação Férias em Barreirinhas com a parceria do BPtur e o Centro Tático Aéreo (CTA), com a autorização do Sistema de Segurança Pública visa em dar mais segurança aos turistas e a população que vive nessa região, por conta desse período de férias. Com o aumento desse fluxo, aumenta o quantitativo de policiamento para a segurança da região”, considerou o Comandante do BPtur. 

A equipe do Cta estará disponibilizando o policiamento preventivo com uma aeronave, para os casos de salvamento de possíveis afogamentos e ou desaparecimento na extensa área que compromete os lenções maranhenses. O Cta estará ajudando também, com equipes por terra, apoiando o Bptur. O Comandante do Cta, Tenente coronel Magno relatou “A operação visa combater a criminalidade na região dos lençóis maranhenses, que aumenta consideravelmente nesta época do ano, por conta do grande número de turistas na região, em virtude da férias. Priorizamos pela rapidez na buscas e resgate, que se dão por motivos de afogamentos no rio que banha a região, acidentes automobilísticos envolvendo motos e quadricíclos em área de difícil acesso e buscas por pessoas perdidas nos lençóis”, considerou o comandante do Cta.

O Secretário de Segurança Jefferson Portela informou durante a reunião, que “Neste mês de julho, contamos com uma previsão muito grande de turistas, tanto do estado do Maranhão, de outros estados e estrangeiros, para a região dos lenções maranhenses. Realizamos uma reunião integrada entre a SSP, a BPtur e o Cta, para apresentação de previsão de proteção aos turistas na Rota das Emoções. Não somente para Barreirinha, mas temos a preocupação de alcançar desde Rosário, Paulino Neves, até Tutóia e Araioses. É uma proteção integral de todas as áreas de deslocamento para a região dos lenções. Os dois comandantes apresentaram sugestões de trabalho integrado para garantir a tranquilidade para quem reside e vem visitar essa região do estado.
 
Copyright © 2019 Nilson Figueiredo
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues