Ultimas

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Flávio Dino entrega batalhão e IEMA ampliado em Ribamar

Segurança pública e educação foram contemplados em pacote de obras entregues pelo governador Flávio Dino, beneficiando a população de São José de Ribamar. Em cumprimento de agenda, na manhã desta terça-feira (6), o governador, acompanhado de comitiva, esteve na cidade para inaugurar a nova sede do Batalhão de Polícia Militar e da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que foi ampliada. Para as ações, a gestão estadual investiu mais de R$ 4,6 milhões.

“Esta nova sede do batalhão se insere no processo contínuo de ampliação da presença policial e de melhores condições à atividade. Paralelamente, a entrega do IEMA, que deve ser compreendida como obra conjugada ao combate da violência, pois entendemos que justiça social é o principal caminho para a verdadeira paz. Com essas obras, complementamos nossa visão de projeto principal para o Maranhão, garantindo que as taxas de criminalidade continuem a cair e melhorar cada vez mais a educação, para que tenhamos uma sociedade mais justa”, pontuou o governador Flávio Dino.

O 13º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Travessa do Mirititiua, foi dotado de estrutura física mais adequada, materiais e outros equipamentos que vão possibilitar melhores condições de trabalho às polícias da área. O batalhão vai somar na contenção dos crimes de forma mais eficaz e, assim, atuar para diminuir os índices de criminalidade e garantir o bem-estar da população ribamarense e entorno.


O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela enumerou os alcances do plano de trabalho do sistema no município com redução dos homicídios em 52%, em estabelecimentos especiais de 75% e de roubo a coletivos queda de 38%. “É marca forte da presença desta unidade na área e com a nova estrutura entregue, vai resultar no maior êxito do trabalho policial. São José de Ribamar já esteve em quarto lugar em homicídio no Brasil e, pela ação forte desta unidade, está fora desta lista e com a segurança restaurada”, destacou Portela.

Na avaliação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ismael Fonseca, este é “mais um importante investimento do Governo Flávio Dino para a descentralização da atividade policial, reforçando a presença da segurança nesta área”. O comandante do 13° Batalhão, coronel Jessé Costa enfatizou que “a unidade vem contribuir com o plano de trabalho do sistema de segurança no sentido de reduzir os indicadores de violência no município e trazer de volta a tranquilidade à população”. Recentemente, o Governo do Estado contemplou o município com a renovação de toda a frota de veículos e novos armamentos.

Prosseguindo a agenda, Flávio Dino inaugurou a obra de ampliação da Unidade Plena do IEMA. A escola, localizada na Avenida Panaquatira, ganhou 12 novas salas de aula. O prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, mostrou satisfação pelo empenho do governador com o município. “Nossa cidade vem sendo contemplada com importantes ações do Governo do Estado e só tenho a agradecer esse compromisso da gestão com nossa população. E que esta parceria se amplie pela melhor qualidade de vida da nossa gente”, reforçou.

A estudante Amanda Laerte, que cursa Turismo na unidade e participou do intercâmbio do projeto estadual IEMA no Mundo, parabenizou a medida de governo. “Eu agradeço ao governador Flávio Dino pela ampliação da nossa escola, que nos dará mais conforto e, com a oportunidade que tive do projeto da unidade, pude aprimorar meu inglês e ter mais possibilidades de futuro. Foi uma experiência única e incrível e que me trouxe crescimento em vários aspectos. Essas oportunidades fazem com que o IEMA seja uma escola diferencial”, enfatizou.

Na ocasião, Flávio Dino fez a entrega simbólica de um poço no povoado de Guarapiranga, ação que beneficia diretamente 76 famílias na área e prestigiou a apresentação do Boi de Ribamar. Presentes à agenda, o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Luís Fernando Silva; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto; além de deputados estaduais, federais e demais autoridades políticas e militares.


 
Copyright © 2019 Nilson Figueiredo
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues